Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Conselho Municipal de Desporto é empossado

12/09/2017 14h49 - Atualizado em 12/09/2017 17h11

Conselho Municipal de Desporto é empossado

Entidade é formada por 11 representantes de vários segmentos ligados à prática e/ou a gestão do esporte

A Secretaria de Esportes ganha um parceiro de peso com a nomeação dos 11 membros do novo Conselho Municipal de Desporto, realizada na manhã da terça-feira, 12 de setembro, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis. O grupo, já toma posse com uma importante tarefa: definir o formato do Bolsa Atleta e debater a criação da Bolsa de Iniciação Esportiva, anunciados, na ocasião, pelo prefeito Roberto Naves.

Com os representantes empossados, o próximo passo é a definição dos nomes para presidente e demais funções. Na sequência, o Conselho de Desporto já deve se reunir para definir diretrizes de trabalho e debater mudanças na Bolsa Atleta. No projeto atual, o valor determinado para investimento é de R$ 72 mil, destinados a 19 modalidades. A proposta da Secretaria de Esportes é democratizar ainda mais o acesso ao benefício.

Outra pauta já definida é a criação da Bolsa de Iniciação Esportiva. O modelo pré-concebido pela Secretaria de Esportes prevê a inclusão de mil vouchers, facultando aos alunos/atletas o direito de definir onde querem realizar as atividades. “Nesse caso, faríamos um chamamento para ver quais academias, escolinhas, e demais espaços esportivos se interessam em se credenciar para participar do projeto”, explica o secretário de Esportes, Gerson Santana, lembrando que o valor a ser repassado por pessoa ainda será definido.

Conforme Roberto Naves, a ideia é valorizar o Bolsa Família e oferecer também a opção da Bolsa de Iniciação Esportiva, fomentando a inclusão. “É esse o principal viés do esporte e é o que buscamos com a medida, que será definida com a participação do Conselho Municipal de Desporto”, disse o prefeito, ressaltando a importância do trabalho junto às crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Representante da Câmara Municipal no Conselho de Desporto, o vereador Domingos de Paula falou da certeza de que o grupo empossado vai colaborar diretamente com a administração “para fazer o que há de melhor para o esporte anapolino”. O também vereador Leandro Ribeiro, com atuação na área, destacou a responsabilidade dos membros empossados e o papel de colaborar, fiscalizar e intervir que tem o Conselho. “Conheço os novos membros e sei que são pessoas que vão trabalhar efetivamente pelo nosso esporte”, finalizou.

Conselho

O Conselho Municipal de Desporto é uma entidade parceira que atua de forma consultiva e fiscalizadora nas políticas públicas do setor. É composto por representantes de vários segmentos ligados à prática e a gestão do esporte na cidade, contemplando, de forma democrática, a participação organizada dos entes que colaboram direta ou indiretamente para o seu desenvolvimento. A nomeação é para um mandato de dois anos. Confira os nomes dos empossados:

Gérson Fallaci– secretário municipal de Esportes

Elcival José de Souza Machado– conselheiro de reconhecido saber desportivo

Domingos Paula de Souza– representante da Câmara Municipal

Vagmar Carlos Mendonça– representante eleito das Entidades de Administração do Desporto

Divino Antônio da Silva– representante das Entidades de Prática do Desporto

Erondes Ferreira da Silva– representante da Associação dos Deficientes de Anápolis – ADA

Carlos Antônio Nogueira – representante da Imprensa Desportiva

Paulo Maia Brasil– representante do Conselho Regional de Educação Física de Goiás – CREF 14 GO/TO

Frederico Antônio Bastos Godoy– representante da Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA

Denis Diniz– representante das Entidades de Formação Profissional em Educação Física