Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Programa criado para zerar filas de espera por cirurgias alcança outros municípios

02/09/2017 08h02 - Atualizado em 04/09/2017 08h45

Nesta semana, uma criança de uma comunidade quilombola passou por procedimento cirúrgico na Santa Casa de Misericórdia

Quando, em abril, a Prefeitura realizou convênio com o Hospital Evangélico Goiano e a Santa Casa de Misericórdia para acelerar a realização de cirurgias eletivas com o objetivo de acabar com as filas de espera, já se imaginava o alcance da iniciativa. Tanto que, nesta semana, um dos procedimentos feitos no âmbito do convênio atendeu a uma criança que vive em uma comunidade quilombola localizada no município de Cavalcante, há quase 500 km de Anápolis. Com cinco anos e uma hérnia congênita, Tawan dos Santos Rosa vai voltar para casa livre do incômodo que o acompanhava desde o berço.

O médico Olegário Vidal, que realizou a cirurgia na tarde de quinta-feira, 31, na Santa Casa de Misericórdia, ressalta sua satisfação por integrar a equipe que é responsável pela tarefa de reduzir a fila de espera. Desde o início do programa 220 crianças passaram pela mesa de cirurgia e, neste sábado, 2, estão marcados mais sete procedimento pediátricos. O atendimento a Tawan, para o médico com 27 anos de profissão, representou uma alegria pessoal. “Poder usar meu conhecimento para ajudar uma comunidade desassistida, carente de saúde, é um orgulho para mim”, destaca.

Vão de Almas, onde vive Tawan e sua mãe Izídia dos Santos, é uma região encravada entre serras, a 90 km de Cavalcante, mas devido à dificuldade de acesso ainda é bastante isolada. Segundo Izídia, lá não tem água tratada e os serviços públicos de saúde são precários. Para ela, conseguir trazer o filho para Anápolis e vê-lo operado e livre da hérnia que o acompanhava desde o nascimento, representou uma vitória com a qual não contava. “Lá não é possível fazer e eu não tenho recursos para pagar pela cirurgia”, conta.

Ela conseguiu vir para Anápolis graças à ajuda de missionários religiosos que desenvolvem um trabalho na região. Um deles é médico e, logo que viu a situação de Tawan, entrou em contato com o colega Olegário Vidal, e pediu auxílio. Vidal acionou a Secretaria Municipal de Saúde que, prontamente, autorizou a realização do procedimento. O médico afirma que à disposição para atender outras crianças de Vão de Almas e de outras comunidades quilombolas da região de Cavalcante e acrescenta que, hoje, a Secretaria Municipal de Saúde oferece todas as condições para viabilizar essa assistência. “Desde o início do programa mais de quatro mil pacientes, que aguardavam na fila de espera, foram atendidos”, destaca.