Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Tecnologia auxilia na melhoria da aprendizagem nas escolas municipais de Anápolis

30/08/2017 18h42 - Atualizado em 31/08/2017 18h32

Projeto de intervenção pedagógica usando a tecnologia visa a melhoria do processo ensino-aprendizagem

Aconteceu na última terça-feira, 29, no Centro de Formação do Profissional da Educação (Cefope) uma reunião com todos os coordenadores pedagógicos das unidades de ensino da rede municipal, onde foram apresentadas pela Assessoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, iniciativas de apoio tecnológico que auxiliam os professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

As ferramentas tecnológicas podem ser de grande utilidade na gestão pedagógica, agregando e auxiliando o trabalho dos educadores, à medida em que abrem novos caminhos de comunicação entre professores, alunos e pais, e fornecem possibilidades nos ambientes escolares, sempre tendo como objetivo maior a conquista de melhoria da aprendizagem dos educandos e a sua inserção social e histórica.

Conquistar a atenção dos alunos é um desafio diário. O uso de estratégias diversificadas auxiliam o processo, mas é importante que o professor conheça os seus alunos e escolha a metodologia que mais se adequa às necessidades da turma.Tendo em vista esses desafios, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, produziu uma série de ferramentas tecnológicas com a finalidade de auxiliar o professor favorecendo o aprendizado.

Ferramentas

O pacote de ferramentas inclui simulados online com questões da Prova Brasil, criado por meio do aplicativo Google Forms e customizado para a rede municipal de educação, onde o aluno poderá acessar através de aparelhos móveis em atividades orientadas. Essas respostas irão gerar formulários com dados estatísticos para o professor, apontando onde estão as maiores dificuldades dos alunos.

Esses dados possibilitam que o professor analise as respostas dos alunos com resumos automáticos, para que possam planejar novas intervenções pedagógicas. Também foram elaboradas atividades em formato de slides configurados com links, que podem ser acessados offline e podem ser usadas no data show, lousa digital e/ou computadores do laboratório de informática das unidades.